Pomada de Lanolina para amamentação
Você já deve ter ouvido falar na pomada de lanolina como uma forma de prevenir e ajudar na cicatrização de fissuras no mamilo, né? 🤱
Esse tipo de tratamento se tornou bastante popular nos últimos anos e muitas gestantes já são orientadas a comprar a pomada como parte do enxoval, ou a recebem ainda na maternidade, como brinde.
Mas se esse é um ano que voltaremos a combater as informações falsas da internet, vamos começar com essa aqui: a pomada de lanolina não é uma estratégia de prevenção às fissuras.
Na verdade, nenhuma pomada é. 🤷♀️
Muita gente usa a pomada de lanolina como forma de prevenir as fissuras mamilares, às vezes ainda na gestação, pois ela “hidrata o mamilo”. Mas na verdade, o uso antecipado de pomadas nos mamilos pode causar interferência na composição natural da pele, tornando os mamilos mais sensíveis e, assim, mais predispostos às fissuras.
Isso faz da lanolina uma super vilã? Claro que não, mas é preciso cautela.
A lanolina promove hidratação local, o que é um dos objetivos no tratamento de lesões. Mas ao mesmo tempo pode levar a obstruções, porque cria uma barreira bem grossinha no mamilo que impede a saída do leite.
Se ainda assim você quiser usar lanolina, atenção para a quantidade: deve ser correspondente a meio grão de arroz, somente em cima da lesão já constituída, e não espalhando por todo o mamilo / aréola.
O próprio corpo dá conta dessa proteção através dos Tubérculos de Montgomery, aquelas bolinhas que aparecem na aréola.
Mas se estamos falando da cicatrização de fissuras já estabelecidas, há estratégias que podem ajudar, desde que combinadas com a avaliação e correção do que pode estar causando as lesões.
Precisa de ajuda com lesões e dores na amamentação?
Pode me falar comigo 😉