Durante muito tempo a amamentação ficou restrita ao conhecimento passado entre gerações. Poucas mulheres tinham acesso a uma Consultoria de Amamentação e sequer sabiam de todos os estudos que estavam por trás de uma boa orientação na amamentação, quando existiam.
E assim, muitas dicas eram compartilhadas como infalíveis. Uma delas é a necessidade de preparo das mamas usando o 🌞.
Em vez de responder à pergunta do post diretamente, convido vocês a seguir uma linha de raciocínio comigo.
👉 O que acontece com a nossa pele quando pegamos sol sem proteção?
Os efeitos do sol são cumulativos ao longo da vida. A pele exposta tende a ficar mais “ressecada” e como consequência, mais exposta à uma lesão. As células se quebram trazendo o descascar.
👉 O que acontece com a parte da pele que não costuma pegar sol e é exposta a ele?
Sabe quando você passa muito tempo sem ir à praia e quando vai sai com a barriga e colo bem vermelhos? Enquanto isso, braços e pernas, que pegaram o mesmo sol, não sofrem tanto com as queimaduras.
Isso porque essas regiões pegam sol quase que diariamente, então a pele já se acostumou. As que passam mais tempo cobertas, quando expostas, se queimam mais facilmente, ficam mais friáveis, finas e podem até descamar e deixando a região mais sensível.
A partir dessas duas informações eu pergunto: o que você acha que acontecerá com seus mamilos se expostos ao sol e com aquela boquinha que ainda nem sabe como sugar o seio peito de forma bem eficaz?
E mais, no pós-parto, a recomendação para tratamento das lesões mamilares é manter o local hidratado (na medida)… Se vai ao sol… resseca, né?
O complexo areolo mamilar da pessoa grávida já passa por um preparo orgânico desencadeado por hormônios, que deixam as aréolas mais escuras e mais hidratadas. Esse mecanismo favorece melhor ajuste do bebê ao abocanhá-lo.
Se pegar sol nos mamilos fosse necessário para uma boa amamentação, as gestantes que moram em regiões com pouca luz do dia ou poucos dias de sol teriam problemas, né? 🙃
Então, acredite que a melhor forma de se preparar para a amamentação e de tratar as lesões que surgirem com o nascimento do bebê é ter informação e suporte adequados!