Leite Materno Engorda?
Levanta a mão quem já ouviu que o bebê gordo precisa mamar menos? E cadê o pessoal que adora dizer que leite da mãe parece água, que é fraco? Esse pessoal é da mesma galera que se assusta quando vê um bebê assim, como a Lua, filha da influenciadora ViiTube. Que preguiça! 🥱
A bebê está com 4 meses e exibindo muitas dobrinhas e bochechas muito fofas, o que fez internautas questionarem se ela não está acima do peso. Afinal, sempre tem alguém querendo regular o peito de outras mães, não é verdade? Se uma hora o leite não segura a fome da criança, outra estamos dando demais…
Após os 3 meses os bebês começam a criar essas “curvinhas de leite”. Esse ganho de peso, que parece ser extra, é super comum de acontecer e tem uma explicação natural.
O leite humano é um alimento bastante calórico para que o bebê consiga se desenvolver e ganhar peso mesmo! Ele é um alimento de alta digestibilidade, ou seja, o bebê consegue absorver muito da sua composição. Por fim, entre os 3 e 6 meses um bebê se movimenta ainda pouco e toda essa reserva que ele está criando será útil poucos meses à frente, quando ele começar a engatinhar e a aprender novas habilidades motoras.
E como eu sei que o meu bebê está com o ganho de peso conforme o esperado? Olhando para a curva de peso da OMS. Aquela que está na sua caderneta de vacinação, sabe? Conversando com a sua pediatra (precisa ser atualizada viu!?) Chegou na introdução alimentar, siga a recomendação de uma nutricionista, também atualizada, mantenha a amamentação e não ofereça açúcar até pelo menos 2 anos do seu bebê! Priorize alimentos saudáveis e preparados de forma mais natural possível. 🍎🍐🥕
Leite humano promove o crescimento e o ganho de peso saudáveis dos bebês. 💪
Me conta, você também passou por conselhos não solicitados de que deveria reduzir o aleitamento porque o bebê estava “gordinho demais”?
–
Fernanda Melino
Consultora de Amamentação em Juiz de Fora e Mundo Afora
E se precisar de ajuda com amamentação ou desmame, é só me chamar no WhatsApp! 😉