Dia da Mulher, Bar, Leite em Pó e Mamadeira: o que isso tem a ver?

Dia da Mulher, Bar, Leite em Pó e Mamadeira: o que isso tem a ver?

Presta atenção nisso aqui, porque você pode estar nesse furacão sem perceber ou conseguir sair dele: quem deseja amamentar tá sempre na resistência. Sempre! 💪

“Se você quer amamentar, faz isso em casa, ou numa salinha reservada, ou com um paninho por cima” (quem nunca?)

“Se vai pra rua resolver alguma coisa, pra consulta, pro samba, melhor não levar o bebê. Deixa ele em casa, tadinho” (quem nunca?)

“Pra que ficar ordenhando, congelando leite, que bobeira! Muito trabalho! Dá mamadeira com fórmula, uma só não faz mal. Você mamou assim e tá viva!” (quem nunca?)

E assim somos empurradas por dois caminhos, ambos dolorosos e limitantes:

  • Se quer amamentar e maternar, fica em casa, restrita ao ambiente privado, longe dos olhos e da vida;
  • Se quer ocupar espaço no ambiente público, deixa esse bebê em casa e desmama logo, tapa esse peito, isso não é adequado.

O nome disso, minhas caras, é cultura do desmame, de braços dados com a estrutura patriarcal a que somos diariamente expostas.

É a redução do papel da mulher na sociedade, nos fazendo crer que só podemos existir pela metade, só é possível ter uma coisa se perdermos a outra.

Quem lucra com isso?

A indústria do desmame, que divulga seus produtos como os salvadores da melhor nutrição infantil e fatura 55 bilhões de dólares ao ano.

E o sistema patriarcal, que mantém as mulheres servindo e os homens num lugar confortável e privilegiado, se eximindo da responsabilidade presencial com o filhos ou sobrecarregando as mulheres nos cuidados diários com a casa e a família.

Por isso é tão difícil amamentar exclusivamente até os 6 meses e de forma complementar até os 2 anos ou mais.

Nossa luta é para que as mulheres tenham autonomia sobre seus corpos e suas escolhas EM QUALQUER LUGAR, incluindo a escolha de amamentar.

Amamentar em público é resistência. Ir ao bar é resistência. Ordenhar no trabalho é resistência. Não dar mamadeira é resistência. ❤️

Resistamos, então, pela nossa liberdade, nossas escolhas e pela nossa saúde e dos nossos filhos.

Feliz dia de luta!